Netiqueta – regras essenciais para a procura online de emprego

netiqueta procura trabalho

Diariamente, a internet assume-se como uma importante ferramenta de pesquisa. Também no contexto de trabalho essa fonte inesgotável de informações assume um importante papel, nomeadamente na procura ativa de emprego.

Em primeiro lugar, convém reforçar que, embora feita online – uma forma aparentemente menos formal de comunicar –, esta procura deve ser encarada com seriedade, principalmente no momento de contacto com as potenciais entidades empregadoras.

Nesse sentido, e de modo a promover a boa comunicação no mundo digital, existem inúmeras “regras” básicas que deve ter em conta no ato da candidatura via internet. Partilhamos algumas:

1. Pesquisar informações acerca do destinatário

Consulte dados e informações acerca da(s) empresa(s) a contactar, de modo que a comunicação seja o mais adequada possível ao contexto do negócio.

2. Personalizar a mensagem

Direcione o discurso para a empresa de contacto ou, de forma mais aprofundada, oriente a mensagem para o/a responsável de Recursos Humanos.

Por exemplo: «Exmo. Sr. Diretor de Recursos Humanos, (nome)…»

3. Adotar um discurso assertivo e cordial

É importante adotar um discurso formal, educado e coerente, dado que se trata de um contexto profissional, que ultrapassa o âmbito pessoal.

4. Escrever saudação inicial e final, de acordo com o grau de formalismo

Utilize uma saudação tanto no início como no fim de cada mensagem. É importante mostrar cordialidade e educação, por isso, as expressões “básicas” devem ser usadas: “bom dia/boa tarde”, “por favor”, “obrigado/a”, “com os melhores cumprimentos”.

5. Mensagem breve e clara

Escreva um texto curto e conciso, de modo a explicitar o assunto em questão. É fundamental evitar discursos repetitivos ou frases/expressões longas.

6. Clarificar os objetivos do contacto

Mencione, durante a mensagem, os objetivos que levam ao contacto, facilitando a perceção da mensagem por parte do recrutador.

Por exemplo: «Envio o presente e-mail com o objetivo de candidatar-me à vaga de emprego de, …»

7. Evitar erros ortográficos

Tenha atenção à construção das frases, evitando erros ortográficos.

Exemplo de erro frequente: «Segue, em anexo, o meu corrículo para voça análise».

8. Não escrever em letras maiúsculas

Evite a colocação de maiúsculas em todas as palavras, dado que pode sugerir alguma agressividade no discurso.

9. Utilizar um e-mail profissional

É importante criar um e-mail específico para atuar no contexto profissional, de modo a conferir maior grau de formalidade. Evite a utilização de diminutivos ou alcunhas.

Por exemplo: «primeiro.ultimonome.123@gmail.com».

10. Não esquecer o assunto da mensagem e os anexos

Antes de enviar a mensagem, é necessário verificar se esta está devidamente identificada, mencionando o assunto, bem como confirmar se todos os documentos a enviar estão devidamente anexados.

Tendo em consideração os detalhes supramencionados, é possível adotar uma comunicação digital mais adequada a cada contexto. Neste caso, a comunicação utilizada revela parte da motivação e intenção dos candidatos para com a oferta de emprego, o que pode influenciar a perceção do empregador sobre cada potencial colaborador.

Por esse motivo, é crucial passar uma imagem assertiva e profissional, de forma a potenciar o contacto, livre de barreiras e entraves de comunicação, com foco no sucesso do processo de recrutamento e seleção.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *