Contratar o serviço de uma agência de trabalho temporário: que vantagens?

Trabalho temporario vantagens

Num mundo cada vez mais globalizado, dinâmico e competitivo, é fundamental que as organizações consigam redimensionar o seu negócio, respondendo à volatilidade do mercado, sem que isto implique custos desnecessários.

Neste contexto, o trabalho temporário pode ser apresentado aos utilizadores (clientes) como uma solução para atender rapidamente a necessidades pontuais, como o aumento da produção, promovendo a redução de custos e de tempo associados à gestão contratual. Pode ser útil também na contratação de Interim Management, especialmente quando o utilizador está a passar por processos de transformações mais complexas, como mudanças de administração (Ferreira et al., 2015).

Em Portugal, por exemplo, os períodos de férias, saldos e Natal são quase sempre marcados por um aumento nas contratações sob o regime de trabalho temporário. Além dos picos de trabalhos sazonais, os utilizadores recorrem ao trabalho temporário para realizar a substituição de trabalhadores em licença maternidade e/ou em férias, e para cumprir os prazos apertados de projetos. A necessidade pode ser tanto de pessoas com níveis mais básicos de conhecimento como também de pessoas com competências mais técnicas e específicas.

Normalmente, as empresas de trabalho temporário contam com uma equipa de profissionais especializados na área de Recursos Humanos. Estes são capazes de assegurar o processo de recrutamento e seleção assente em entrevistas técnicas para identificar e escolher o melhor talento consoante a necessidade do cliente, bem como na aplicação e análise de testes (psicotécnicos e psicológicos). A escolha acertada do colaborador traduz-se numa maior produtividade e num menor custo, tanto a curto como a longo prazo.

Além do que já foi mencionado, o utilizador pode aproveitar o regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo ou incerto praticado pelas empresas de trabalho temporário (Código do Trabalho, 2020) para aumentar a flexibilidade na contratação e permitir a transformação de custo fixo em custo variável. Assim, tanto o empregador como o empregado têm tempo para avaliarem mutuamente uma possível contratação efetiva futura.

Neste contexto, ter uma agência de trabalho temporário como parceira é uma mais-valia para a sua empresa. Contacte-nos e veja como a D’ACCORD pode ajudar o seu negócio!



Bibliografia:

Ferreira, A. I., Martinez, L. F., Nunes, F. G., & Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. (pp. 395-510). Lisboa: Editora RH.

Rosa, R. R. (2021/05721). Portugal é dos países da União Europeia onde há mais trabalho temporário. Acedido em 11/08/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *