6 Dicas para um Teletrabalho Saudável e Eficaz

Dicas Teletrabalho

Atualmente, com a situação epidemiológica vivida a nível mundial, muitas foram as empresas que se viram forçadas a adotar o regime de teletrabalho, de modo a proteger a saúde dos trabalhadores e, simultaneamente, os seus postos de trabalho.

Contudo, o teletrabalho não é de todo o método no qual a maioria dos portugueses estejam habituados a executar as suas tarefas laborais e, neste sentido, surgem algumas questões, dúvidas e desafios de como manter a produtividade, mesmo fora das empresas.

Neste artigo, deixamos 6 dicas úteis para empregadores e chefias para que possam promover um trabalho produtivo e saudável aos colaboradores:

1.Comunicação

é essencial promover uma boa comunicação entre colaboradores (e equipas), evitando o trabalho isolado. A comunicação deverá ser partilhada de forma clara e com empatia. Desta forma, o trabalhador irá sentir-se seguro e confiante no trabalho a desempenhar.

2. Planeamento e Organização

Os objetivos e metas de trabalho, assim como as expectativas de tempo de resposta deverão ser anunciadas de forma explícita. Indique as prioridades e possibilite ao trabalhador organizar o seu trabalho de forma a concretizar os resultados pretendidos.

3. Motivação

Reconheça e elogie o esforço e os objetivos alcançados pelos trabalhadores, transmitindo confiança e segurança nas tarefas a desempenhar.

4. Acompanhamento

De forma a manter o acompanhamento dos colaboradores à distância, pode realizar reuniões online para esclarecimento de dúvidas e realizar o ponto de situação das tarefas executadas, bem como trabalhos futuros. Será importante para a equipa sentir-se apoiada e próxima, apesar da distância.

5. Flexibilidade

Respeite os tempos de trabalho e permita uma flexibilidade de horário ao trabalhador – visando o equilíbrio entre as exigência do trabalho e os compromissos familiares.

6. Gestão de Recursos

Deverá garantir ao trabalhador as ferramentas de trabalho, assim como equipamentos para o desempenho da atividade profissional com a mesma qualidade da que dispõe no escritório.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *