6 Razões para Contratar Mais Depressa

Ao longo do processo de recrutamento é necessário avaliar inúmeros candidatos, sendo que essa avaliação deverá ser realizada com o maior detalhe e máxima atenção possíveis. No entanto, devemos selecionar o perfil mais indicado para a oferta em questão com brevidade, de forma a evitar que os melhores candidatos aceitem outras propostas de emprego. 

Assim sendo, quando há necessidade de contratar, é importante acelerar o processo para evitar que este se prolongue demasiado tempo.

De acordo com o “Undercover Recruiter”, existem seis razões para se contratar mais depressa: 

1. Poupar Dinheiro e Recursos – Quanto mais demorado o processo, mais recursos se irão gastar, visto que se realizam mais entrevistas, aplicam-se testes e elaboram-se os respetivos relatórios. Assim, maior vai ser o tempo despendido pelos colaboradores de Recursos Humanos (RH). Neste caso, importa reduzir as fases do processo de forma a poupar tempo e recursos dos candidatos, evitando várias deslocações à empresa.

2. Maior Qualidade das Contratações – A existência de contratações rápidas potencia a retenção de talento de forma imediata, podendo dar à empresa a oportunidade de “agarrar” os melhores perfis profissionais. Paralelamente, é importante salientar que a empresa deve convencer os candidatos que é um local atrativo para se trabalhar.

3. Melhorar a Experiência do Candidato – Se o processo de recrutamento for efetuado de uma forma mais rápida e decisiva, estaremos a diferenciar a nossa empresa das restantes. Deste modo, o candidato poderá aumentar o seu interesse não só na vaga em questão, mas também na empresa que a apresenta. Portanto, sendo o processo de recrutamento breve, os candidatos não terão a necessidade de voltar à empresa, aumentando o seu nível de satisfação.

4. Aumentar a taxa de resposta – Ao reduzir o processo de recrutamento, conseguiremos facultar o feedback do mesmo de uma forma mais rápida, o que proporcionará aos candidatos um maior entusiasmo e envolvimento. Neste sentido, a breve resposta facultada ao candidato permite que o mesmo tome uma decisão praticamente imediata, facilitando a eficácia do processo.

5. Aumentar a taxa de aceitação – Ao acelerar o processo e reduzir o tempo entre a realização de entrevista e a apresentação da proposta, faz com que os candidatos tenham menos oportunidade de procurar outras ofertas de emprego ou receber outras propostas mais aliciantes. Assim, há uma maior probabilidade do candidato criar compromisso com a nossa empresa e aceitar a nossa oferta.

6. Melhorar a Satisfação dos Recrutadores – A existência de processos de recrutamento mais curtos, permitem aos recrutadores maior rapidez na obtenção dos melhores perfis. Deste modo, conseguem atrair e reter talento de forma mais imediata, permitindo o normal e eficiente funcionamento da empresa. Simultaneamente, a mesma pode ser reconhecida pelas suas técnicas de recrutamento rápidas e eficazes.

Em suma, é importante salientar que existem diversos benefícios para a concretização de contratações mais rápidas e eficazes, isto é, atrair e reter os melhores candidatos com o menor número de recursos e no menor tempo possível!

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *