5 aspetos fundamentais do processo de recrutamento

processo recrutamento

O recrutamento é um processo fulcral na área dos Recursos Humanos e, consequentemente, no Trabalho Temporário. Para que este seja bem sucedido é necessário ter em atenção os seguintes aspetos: 

  1. Flexibilidade – Grande parte das vezes não é possível encontrar um candidato que preencha todos os requisitos. É importante ser flexível ao ponto de ter a capacidade de avaliar as candidaturas de acordo com as competências, qualificações e personalidade dos candidatos, muitas vezes mais importantes que a experiência profissional.  
  2. Informação – nos anúncios de emprego, é fundamental existir um pequeno resumo sobre a empresa e o mercado em que atua. Para além disso, fotografias, testemunhos e vídeos podem vir a suscitar maior atenção aos candidatos e ajudar na tomada de decisão. Com as constantes mudanças do mercado de trabalho, divulgar os anúncios nos meios adequados poderá ser o fator diferenciador.  Temos como exemplo os sites de emprego e as redes sociais. Para que todos possam ter acesso às informações relativas à oferta, a mesma deve incluir:  
    • Descritivo de funções 
    • Condições e benefícios
    • Requisitos
    • Tipo de contrato
  3.  Tempo – Não existe um intervalo de tempo estipulado para o processo de recrutamento, no entanto, o mesmo não deverá exceder 6 semanas, de forma a não se perder a motivação dos recrutadores e dos candidatos e, ao mesmo tempo, dar resposta de forma eficaz e eficiente sem possíveis despesas.  
  4. Pacote Salarial – Os valores oferecidos devem ter em consideração a experiência profissional dos candidatos, assim como os valores médios do mercado (localização, oferta/procura, etc.)
  5. Feedback: a comunicação com o candidato sobre o estado do processo de recrutamento é fundamental. Comunicar se o candidato foi selecionado para uma próxima fase do processo ou se foi selecionado para o cargo ou então informando que não foi selecionado para prosseguir são boas práticas para qualquer recrutador. Desta forma, o candidato sentirá confiança na empresa recrutadora e motivação para estar no processo, dando preferência à oferta em detrimento de outras que possam surgir.

Business photo created by ijeab – www.freepik.com

Comentários