Como reconhecer candidatos desinteressados numa oferta

candidatos-emprego

Nos dias de hoje, perante a existência de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e volátil, torna-se difícil atrair e reter talentos nas empresas. Além disso, um dos grandes desafios diários é motivar as pessoas e fazer com que se interessem verdadeiramente pelo trabalho que executam.

Neste sentido, é fundamental analisar o problema na sua raiz, isto é, na fase de recrutamento de novos colaboradores. Importa verificar as expectativas dos candidatos e, acima de tudo, a sua motivação e interesse no trabalho ao qual se candidatam.

Assim, coloca-se a questão: como reconhecer candidatos desinteressados?

  • 1. Fraca Comunicação: não responde a chamadas, ignora e-mails, demora a dar feedback.
  • 2. Obsessão com dinheiro: foco nas condições salariais, questões orientadas para benefícios e recompensas, interesse somente em evoluir financeiramente.
  • 3. Má gestão de tempo: atrasos constantes, remarcação de reuniões com pouca antecedência, incumprimento de tarefas diárias.
  • 4. Ausência de questões: não procura esclarecer dúvidas, não pesquisa informação, falta de proatividade em obter respostas.
  • 5. Desespero por emprego: aceitação de qualquer tipo de trabalho, disposição para “fazer tudo”, sem motivação específica.

Face às informações descritas, é crucial que os empregadores estejam atentos à postura adotada pelos candidatos no momento da entrevista e, sobretudo, à predisposição que apresentam para a vaga de emprego em questão.

Neste seguimento, importa ter em conta vários aspetos aquando da seleção de um novo colaborador, visto que nem sempre as qualificações, a experiência profissional e os valores são indicadores da existência do perfil mais adequado para a função. Outros pontos devem ser tidos em conta desde o início até ao fim do processo, de modo a minimizar falhas, reduzir maus recrutamentos ou evitar futuros despedimentos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *