As Vantagens do Recrutamento Online



Nos dias de hoje, muitas das nossas tarefas diárias passam pelo digital e pelo recurso a equipamentos e novas tecnologias. É exatamente por essa razão que vivemos na Era Digital, onde a internet se traduz em algo essencial e indispensável.

O recrutamento e seleção não é exceção sendo atualmente feito online e com recurso a softwares. Numa política de redução de custos e de aproximação das empresas aos candidatos, as organizações estão a apostar cada vez mais nesta nova forma de trabalho.

Esta tendência pode ser explicada pelas rápidas transformações do mercado de trabalho e pelas exigências tanto das empresas utilizadoras de trabalho temporário como dos candidatos. Assim, os processos de recrutamento tendem a ser realizados de forma igualmente rápida e eficaz, num contexto online também conhecido como e-recrutamento.

Neste sentido, as empresas recorrem às redes sociais, websites, páginas de divulgação de ofertas de emprego, entre outros, para fazer o seu recrutamento.


VANTAGENS

1. REDUÇÃO DE CUSTOS

Comparativamente aos métodos de recrutamento tradicionais, os meios de recrutamento online revelam-se mais económicos. É exemplo a divulgação das ofertas de emprego, que é gratuita na maioria das plataformas online de divulgação. Também para os potenciais candidatos, os custos são mais baixos, no sentido em que têm disponível e gratuitamente todas as ofertas de emprego na internet e não têm de sair de casa para fazer a procura de emprego.

2. RAPIDEZ

Hoje em dia, o tempo é o recurso mais valioso que dispomos. Tanto para empresas como para os candidatos, os processos mais ágeis são os preferidos. Neste tipo de recrutamento o contacto empresa-candidato é imediato.

3. MAIOR ALCANCE

Para os candidatos, a internet permite-lhes aceder a um número maior de ofertas.
Para as empresas, o recrutamento online pode fazê-las chegar a um maior número de candidatos e com variadíssimos perfis para uma mesma oferta de emprego.

4. GESTÃO DE DADOS

Através de softwares de gestão de ofertas de emprego e bases de dados de candidatos, a gestão das ofertas e dos candidatos torna-se mais fácil e eficiente.
Para além disso, a partilha e a eliminação de ofertas de emprego é imediata para as empresas e para os candidatos, esta atualização acaba por ser benéfica pois todas as ofertas que visualizam (à partida!) estão atualizadas e serão respondidas de imediato, evitando futuros transtornos.

5. PROXIMIDADE

A distância geográfica desaparece através deste processo. Isto deixa de ser um entrave tanto para as empresas como para os candidatos.
Esta vantagem permite às empresas recrutar qualquer pessoa e em qualquer ponto do mundo, através do recurso a entrevistas via Skype (videoconferência) e sem deslocações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *