5 dicas de como manter o foco e ser mais produtivo no trabalho

Podemos dizer que é impossível ser produtivo sem estar concentrado no que se está a fazer, pois se pararmos cada vez que uma distração aparece, tudo levará muito mais tempo e a qualidade do trabalho estará seriamente comprometida. Com algumas medidas simples é possível aprender a manter o foco e usar o seu tempo de uma forma muito mais inteligente.

 

1 – Seja Uma Pessoa Organizada

 A organização é um fator primordial para quem deseja aprender a concentrar-se nas suas atividades diárias. Isso inclui a sua mesa de trabalho, os seus e-mails, ficheiros do computador, horários, enfim, todos os aspetos que estiverem envolvidos na sua vida profissional. Manter tudo organizado vai-lhe ajudar a encontrar mais rapidamente o que procura, administrar o seu tempo com maior eficácia e evitar que perca tempo com o que não é importante.

A minha dica é que utilize uma agenda (recomendo o “Raio da Agenda”) ou aplicação para registar as atividades que precisa realizar. Assim, terá uma visão sobre todas as suas obrigações e conseguirá assumir o controlo da situação, podendo planear o seu dia para realizar cada tarefa com mais tranquilidade e, consequentemente, mais foco.

 

2 – Cuide da Sua Mente

 Uma mente inquieta e atribulada dificilmente consegue concentrar-se em algo, pois está sempre a pensar no que não fez ou no que precisa fazer. Então, é muito importante cuidar da sua saúde mental, para manter-se tranquilo e pronto para mais um dia de trabalho. Em primeiro lugar, não deixe de dormir, pelo menos oito horas por dia, em um ambiente tranquilo e sem telemóvel ou televisão por perto, para que possa descansar por completo.

Outro cuidado que trará vários benefícios para a sua mente e, também, para o seu corpo é a prática de exercícios físicos regulares. Encontre uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a, nem que seja durante alguns minutos, com certa frequência. Pode ser uma corrida, uma caminhada, algum desporto em grupo, não importa o que seja, apenas não deixe de se exercitar.

 

3 – Faça uma Coisa de Cada Vez

Em alguns momentos, ser uma pessoa multitarefas pode até ser necessário e positivo. Entretanto, quando se está realizando uma tarefa que exige maior concentração, o ideal é focar em uma coisa de cada vez, para que consiga dedicar-se por completo. Aqui, mais uma vez, o uso de uma agenda ou aplicação para registrar as atividades que precisam ser realizadas torna-se extremamente importante.

Ao focar-se numa tarefa de cada vez conseguirá concluir todas da lista com muito mais rapidez e eficácia do que se parar uma para fazer outra. Se você é uma pessoa ansiosa pode ser complicado mudar de atitude, mas com o tempo irá adquirir o hábito e conseguirá concentrar-se em cada atividade separadamente.

 
4 – Tire o Telemóvel da Sua Mesa de Trabalho

Um dos principais vilões de concentração da atualidade são os telemóveis , pois eles contam com uma série de distrações, como redes sociais e aplicações de mensagens. Se você deixar-se levar poderá perder muito tempo com coisas que não estarão ajudando em nada para o seu trabalho. Claro que distrair-se é importante mas tudo tem o seu momento.

Se você não tirar o telemóvel da mesa correrá o risco de se deixar levar e quando se der aperceber, já terá perdido completamente a concentração. Por isso, o ideal é mantê-lo longe dos seus olhos e, de preferência, no silencioso, para não correr o risco de se desconcentrar, também, com o barulho das notificações.

 

5 – Faça Pausas Para Descansar

Um dos segredos de como concentrar no trabalho é saber fazer pausas estratégicas para descansar a mente e, depois, voltar com foco total na atividade que estava a realizar. As pausas, ao contrário do que muitos acreditam, não atrapalham a linha de raciocínio. Na verdade, elas ajudam a impulsionar a sua mente para que ela consiga ter melhores ideias.

Já aconteceu você passar muito tempo a tentar resolver algo e só conseguir pensar em uma solução quando foi realizar outra atividade? Saiba que isso é bastante comum, pois a mente humana consegue concentrar-se de forma ininterrupta apenas durante 90 minutos, depois disso ela começa a apresentar sinais de sobrecarga.

Então, não deixe de fazer pausas para descansar para voltar com mais foco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *