O que é um Contrato de Trabalho Temporário?

O que é um Contrato de Trabalho Temporário?
Um contrato de trabalho temporário é um contrato “triangular”, no qual a posição contratual da entidade empregadora se desdobra entre a empresa de trabalho temporário (que contrata, remunera e exerce poder disciplinar) e o utilizador (que recebe nas suas instalações um trabalhador que não faz parte dos seus quadros e exerce, em relação a ele, por delegação da empresa de trabalho temporário, os poderes de autoridade e direção próprios da entidade empregadora).

Como surgiu?
O outsourcing nasceu quando as empresas começaram a perceber que aprimoravam os seus recursos se se debruçassem naquilo que melhor sabiam fazer e deixassem o resto entregue aos entendidos. O conceito é hoje cada vez mais popular mas há uns anos atrás ainda era identificado com subcontratação de atividades de baixo valor acrescentado e afastadas do negócio vital de cada empresa, como serviços limpeza, segurança, correio, etc. Hoje o panorama é completamente diferente mais ainda assim há quem concorde e quem discorde com a ideia de passar tarefas a terceiros.

Vantagens do trabalho temporário para Empresas:
Muitos trabalhadores temporários ou em regime de interim management são profissionais qualificados que deixaram um emprego perdurável à procura de uma carreira mais versátil. Assim, se detetou a necessidade ocasional de recrutar um colaborador com um conjunto específico de competências, por um determinado período de tempo, poderá considerar a contratação de um profissional a título temporário.

Destacamos as seguintes vantagens de recorrer ao trabalho temporário ou interim management:

⦁ São contratações rápidas e fazem uma diferença imediata;
⦁ Se tem ausências regulares de colaboradores, necessita de suprir uma licença de maternidade ou tem picos de trabalho sazonais, contratar colaboradores temporários elimina a necessidade de nomear um recurso permanente, que não é necessário durante todo o ano;
⦁ Estes profissionais podem ser extremamente qualificados no seu nicho, sendo excelentes opções para projetos especiais;
⦁ No final do projeto, poderá optar pela contratação permanente do trabalhador temporário, caso surja uma oportunidade. Terá tido tempo para analisar a sua capacidade de trabalho, pelo que estará numa posição privilegiada para decidir se lhe deverá fazer uma proposta de trabalho permanente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *