Uma panorâmica rápida e geral do Recrutamento e Seleção

O recrutamento consiste essencialmente num conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma empresa.
É através do recrutamento, que a empresa divulga ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Para que se inicie o processo de recrutamento é necessário que a empresa se aperceba se existe efetivamente a necessidade de  efetuar uma contratação para o desempenho de funções específicas, determinando qual o perfil de competências que interessa recrutar. Há que ter em conta os objetivos estratégicos e operacionais da empresa.

A seleção é um processo de comparação entre os requisitos exigidos pela função e as competências características oferecidas pelos candidatos.
Em primeiro lugar é necessário obter informações sobre a função em causa, através do responsável funcional da área onde a função se enquadra ou através das informações provenientes da análise de funções. Seguidamente, analisam-se as informações sobre os candidatos através de análise curricular e outras técnicas de seleção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *