FATORES DETERMINANTES PARA A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

Segundo os economistas, a produtividade mundial está a ganhar relevo acrescido. Uma empresa para se manter competitiva, tem de produzir acima de toda a concorrência e fazê-lo ao custo mais reduzido possível.   

A produtividade é um conceito vasto que envolve dois aspetos fundamentais. Convencionalmente, a produtividade tem sido definida como a relação entre output e input. O output representa o produto de uma operação ou um outro resultado em particular. O input diz respeito aos recursos consumidos na produção ou entrega desse output. 

Neste contexto, o autor Chase, Jacobs & Aquilano (2006) refere que a “produtividade é uma medida comum para saber como um país, uma indústria ou uma unidade de negócio está a usar os seus recursos – ou fatores de produção”. A forma de medir a produtividade é fundamental para se entender o desempenho relacionado com as operações, dado que a administração desses últimos, se foca no melhor uso dos recursos disponíveis para a empresa. A fórmula abaixo representada, revela a melhor forma de medir a produtividade:  


Quanto aos fatores determinantes da produtividade das empresas, devem-se incluir também os fatores internos e externos 

Os fatores externos abrangem o output (produto vendido), as políticas governamentais, os mecanismos institucionais, as condições políticas, económicas e sociais, ambiente de negócios, a disponibilidade financeira, água, energia, transportes, comunicações e redes sociais. Esta conjuntura de fatores, afeta a produtividade das organizações, sendo que não é possível controlá-los ativamente. Ainda assim, devemos fazer uso deles para discutir os principais fatores macroeconómicos que aceleram ou retardam o processo de melhoria da produtividade.  

Os fatores internos são compostos pelos seguintes elementos organizacionais:  

  • Fatores de inputs – são responsáveis pelo aprovisionamento de todos os recursos necessários, na quantidade necessária, com qualidade, ao melhor preço e no tempo e lugar adequado;  
  • Processo de produção – processo de transformação dos recursos (inputs) em produtos (outputs); 
  • Feedback – considerado como uma parte relevante do processo de produção, na medida em que lida com a medição, avaliação e análise das fases de produção mais importantes e com a produtividade;  
  • Fatores do output – englobam um conjunto de produtos como a embalagem, preço, vendas, entrega, serviço pós-venda, etc.  

A combinação dos fatores supra mencionados, são fundamentais para alcançar uma melhoria global na produtividade da empresa. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *