9 Competências Valorizadas no Mercado de Trabalho

No sentido de conhecer as competências atuais exigidas pelo mercado de trabalho, que se encontram em constante mutação e se caracteriza como sendo cada vez mais incerto, realizou-se uma análise e consulta de anúncios de empregos e páginas de diversos sites de emprego, de modo a constatar quais as competências mais valorizadas atualmente no Mercado de Trabalho.

Terminada a referida análise constatou-se que a maioria das empresas valoriza um conjunto de competências que vão para além das competências técnicas, dando, portanto, enfoque a competências pessoais e relacionais/interpessoais. A esse nível, as competências mais comuns na generalidade dos anúncios de trabalho analisados são:

  • Capacidade de comunicação

Prossupõe a expressão com clareza e precisão (expressão oral e escrita), adaptar a linguagem aos diversos tipos de interlocutores, assertividade na exposição e defesa das ideias, respeito e consideração pelas ideias dos outros e adaptar o discurso e a linguagem aos diversos tipos de interlocutores.

  • Capacidade para trabalhar em equipa

Capacidade de integração em equipas de trabalho de constituição variada e gerar sinergias através da participação ativa e cooperante. Entre as suas características, destaca-se o foco no objetivo da equipa.

  • Capacidade para saber lidar como stresse e com pressão

Capacidade para lidar com situações de pressão e com contrariedades de forma adequada e profissional. O trabalhador mantém-se produtivo mesmo em ambientes de pressão e perante situações difíceis mantém o controlo emocional e discernimento profissional.

  • Planeamento e organização

Capacidade para programar, organizar e controlar as atividades e projetos variados, definindo objetivos, estabelecendo prazos e determinando prioridades, de acordo com os recursos que tem à sua disposição.

  • Iniciativa/ proatividade

Capacidade de atuar de modo independente e autónomo no dia-a-dia profissional, antecipar hostilidades, manter uma postura ativa, dinâmica e diligente face a problemas, empenhar-se e ser autónomo na sua resolução.

  • Inovação/criatividade

Capacidade para conceber novas soluções para os problemas e solicitações profissionais e desenvolver novos processos, com valor significativo para o serviço.

  • Responsabilidade

Capacidade de compreender o contributo e importância da sua atividade para o funcionamento do serviço (empresa), exercendo-a de forma responsável e cuidada. Diz também respeito ao cumprimento de regras regulamentares relativas ao funcionamento do serviço (horários de trabalho e reuniões, etc.)

  • Capacidade de persuasão/negociação

Capacidade para defender ideias e pontos de vista de forma convincente e estabelecer acordos e consensos, recorrendo a uma argumentação bem estruturada e consistente.

  • Capacidades linguistas

Capacidade para comunicar escrita e oralmente em diversos idiomas, sendo que os idiomas mais requeridos nos anúncios são essencialmente, além do português (língua materna), o inglês, o francês e o espanhol. O domínio desta competência é essencial no sentido de estabelecer ligações com o mercado global externo.

 

 

 

 

 

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