5 Dicas para Elaborar o CV

Ao procurar modelos de currículo, muitas pessoas preocupam-se em preencher os campos e perceber quais os conteúdos a disponibilizar. Tão importante quanto selecionar o melhor modelo é definir aquilo que irá escrever, como se irá apresentar e como se irá definir perante os recrutadores. Construa, com calma, a ferramenta que o irá representar no mercado de trabalho.

Abaixo descrevemos cinco questões que o auxiliarão nesta reflexão.

  1. Como se destaca perante os outros candidatos?

Em que aspetos faz a diferença? Quais as suas características, experiências passadas e/ou habilidades que o destacavam em determinadas atividades? Trabalho voluntário, participação em associações académicas, experiências internacionais e até projetos extracurriculares podem ser mencionados nesta categoria.

  1. Se já possui experiência profissional, quais são as suas soft skills?

Tem mais facilidade com folhas de cálculo? Fala bem em público? Tem talento para a área comercial? Tem capacidade de liderança? Descreva as habilidades técnicas que desenvolveu em ambiente profissional.

  1. Em que área pretende trabalhar?

Apesar das necessidades, sabemos que um colaborador satisfeito com a sua área/cargo trabalha melhor e é mais feliz. E é por isto que esta pergunta é de extrema importância – a sua correta resposta evita a perda de tempo em processos de recrutamento e seleção indesejados. Pense e eleja as áreas nas quais gostaria de trabalhar e quais das habilidades já descritas nas questões 1 e 2 podem ser uma mais-valia para a área escolhida.

  1. Onde gostaria de trabalhar?

Pense nos segmentos nos quais gostaria de trabalhar e faça uma lista das quais admira ou possui interesse, seja qual for o motivo: segmento, tamanho, localização, possibilidade de ascensão na carreira, etc.

  1. Pesquise sobre as empresas às quais se candidata e elabore cartas de apresentação personalizadas.

Saber a que empresas se candidata permite-lhe conhecer a cultura e valores perante o mercado. Verifique quais as políticas de recursos humanos de cada uma delas, se possibilitam ascensão na carreira e se são socialmente responsáveis.ubsplash

 

Ao responder a estas questões estará mais preparado para elaborar o seu currículo. Os seus objetivos profissionais, cargo e área na qual procura uma oportunidade e o seu potencial agora estão mais claros. Não deixe ainda de destacar as suas experiências profissionais mais relevantes, de forma clara e sucinta.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *