Desmistificando o Trabalho Temporário

Perante o mercado volátil e dinâmico da contratação atual, o Trabalho Temporário tende a estar cada vez mais presente na vida de um profissional em Portugal.

Convém, contudo, desmistificar alguns conceitos e estigmas ligados a esta solução de contratação, enquadrada e legislada pelo Código de Trabalho.

Existem, para o candidato, características positivas que deve/pode ter em linha de conta:

  • Encontra mais facilmente um posto de trabalho que melhor se adequa às suas qualificações e capacidades;
  • Adquire qualificação e experiência através do preenchimento de vários postos de trabalho e da inserção em diferentes comunidades de trabalho;
  • Tem garantias legais do pagamento da retribuição;
  • Se for Recém-Licenciado, terá oportunidade de se inserir nas mais diversas áreas, ganhar experiência no mercado de trabalho, ambientar-se com grupos de trabalho distintos, perceber qual a sua apetência para determinadas funções.

Se for estudante, poderá entender como uma atividade extra, em part-time em horário pós-laboral, ou para ocupação de período de férias.

No decorrer da contratação e do tempo de contrato de trabalho temporário, devemos, também, considerar que todo o colaborador nesse regime tem o direito a:

  • Mesmo nível de proteção em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho que os restantes trabalhadores da empresa ou estabelecimento do utilizador;
  • Aceder a todos os equipamentos sociais (cantinas, salas comuns, etc.) que o utilizador disponibilizar aos seus trabalhadores;
  • Na proporção do tempo de duração do contrato de trabalho temporário tem direito a férias, subsídios de férias e de natal.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *