Entrevista de emprego: 5 Dicas Infalíveis

Se está à procura de emprego ou de uma nova oportunidade de carreira, deve ter em conta vários aspetos que podem ser decisivos na hora de escolher o candidato adequado. Sabia que os primeiros 30 segundos de entrevista são os mais importantes? É exatamente esse tempo que tem para causar uma boa primeira impressão. Prepare-se e encare o momento de forma positiva. Agarre a sua oportunidade!

Deixamos-lhe 5 dicas que o podem ajudar a conquistar o lugar.


1. Pontualidade

Deverá chegar ao local combinado uns minutos antes. Caso não conheça o local, o ideal será sair de casa com antecedência para evitar atrasos. Se houver complicações no trânsito ou mesmo nos transportes públicos deverá imediatamente avisar o recrutador do sucedido, pedindo desculpa pelo inconveniente e prevendo a hora de chegada.


2. Vestuário

Tenha atenção à forma como se veste. Tente adequar as suas roupas à cultura organizacional. Na dúvida, opte por uma indumentária discreta e elegante. Use cores neutras e peças com as quais se sinta confortável. Apresente-se de forma asseada e evite perfumes ou cheiros fortes.


3. Documentos e Certificados

Não se esqueça de levar consigo uma cópia do seu CV e dos seus certificados e comprovativos. Desta forma, irá mostrar interesse e organização caso sejam solicitados pelo recrutador.


4. Preparação

Pesquise informações acerca da empresa à qual se candidata. Visite o website e redes sociais e mantenha-se a par das últimas novidades. Prepare-se para as perguntas mais frequentes das entrevistas de emprego e anote algumas questões que lhe despertem curiosidade e, caso tenha oportunidade, coloque-as ao recrutador. Este comportamento mostrará que é uma pessoa interessada e que se preparou para o momento.


5. Personalidade

Seja você mesmo. Não existe o candidato perfeito nem respostas corretas. É normal que sinta algum nervosismo e até o pode reconhecer. Mas lembre-se que o recrutador é um ser humano tal como o entrevistado! Não tenha receio de o assumir.


A oportunidade virá no momento certo. Não desista e foque-se nos seus objetivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *