A importância do recrutamento e seleção para as empresas

O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer diferença neste mercado tão competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, cria bastantes falhas. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.

“A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização”. (CHIAVENATO, 2010)

As vantagens conseguidas pelas empresas utilizando-se de seleção de pessoal podem ser vislumbradas em vários aspetos. Cabe destacar, por exemplo, a adequação do cargo exigido para o mesmo, fazendo com que a empresa não tenha custos ocasionados com a rotatividade, custos esses que não ficam apenas relacionados a causas trabalhistas, mas principalmente pelo fato de atrapalhar a produtividade ocasionando os demais custos que envolvem uma organização.

Mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo que exige muito profissionalismo. Afinal, ele também funciona como um cartão-de-visita da empresa diante do candidato. Se ele for entrevistado por um selecionador despreparado, que não entenda a filosofia, e a cultura da organização e que esteja mais preocupado em oferecer quantidade do que qualidade, certamente, o candidato vai perceber e pode divulgar esta imagem distorcida, e poderá até mesmo desistir do processo seletivo. Portanto, o selecionador tem papel fundamental num processo de recrutamento e seleção.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *