Passo a passo, rumo ao primeiro emprego!

Conseguir encontrar o primeiro emprego é o desejo de todos os jovens que terminam as suas licenciaturas ou o ensino secundário.

  • O 1º currículo

Organizar o 1º currículo pode parecer uma tarefa complicada, mas, na realidade, é bastante simples. É verdade que nesta fase ainda não há experiência profissional que possa valorizá-lo, mas a formação académica, a experiência em estágios, em ações de voluntariado e em situações de liderança e de trabalho em equipa vão, certamente, enriquecê-lo, evidenciando o perfil do candidato ao primeiro emprego.

  • Carta de apresentação

Um currículo deve ser acompanhado de uma carta de apresentação. Três parágrafos que definam o candidato, o seu percurso e as razões pelas quais deve ser contratado podem ajudar a distingui-lo dos restantes. A junção de cartas de recomendação de professores e orientadores de estágio também poderá fazer a diferença.

  • Perfil online e redes sociais

O perfil online é importante e deve traduzir seriedade e rigor. O objetivo é que não passe despercebido aos recrutadores de recursos humanos que fazem as suas pesquisas online. Criar um perfil no LinkedIn, incluir um portefólio, se este existir, seguir empresas no Facebook são boas formas de procurar e conseguir emprego.

  • Rede de contactos

É importante criar uma rede de contactos, aumentando a mesma de forma progressiva. Nunca se sabe quando pode surgir uma oportunidade de emprego.

  • Procura abrangente

A internet permite que facilmente se façam pesquisas em sites de emprego, bem como a criação de alertas de anúncios para as áreas e zonas de trabalho de interesse do candidato. Mas esta procura deve ser feita de forma mais abrangente, nos jornais, nos centros de emprego, nas feiras de emprego e nas empresas de recrutamento e seleção.

  • Preparação da entrevista

Conhecer a empresa, a sua história e estrutura, a sua missão e visão e os seus valores deve corresponder ao primeiro passo na preparação da entrevista. Num segundo momento, será importante antecipar eventuais perguntas e pensar em respostas possíveis, para que depois possam ser dadas com clareza, rigor… e com calma. Ser pontual, vestir-se formalmente, usar uma linguagem apropriada, manter uma postura corporal correta e que demonstre segurança e controlo são aspetos a ter em conta, juntamente com um sorriso, interesse e motivação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *